2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: UBM (União Brasileira de Mulheres) parte1
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

UBM (União Brasileira de Mulheres) parte1



















Havia uma orientação superior de montarmos no Distrital Norte um núcleo de mulheres  e o grupo feminista deveria ser expandido o Máximo possível.
Foi realizada a primeira reunião com a então recente dirigente dessa entidade feminista, a Sr. Helena Piragibe, para explicar o que era UBM, como as mulheres deveriam se mobilizar, etc.Nada conclusivo.

Quando perguntada sobre a funcionalidade da UBM (União Brasileira de Mulheres), a resposta foi que não existiam regras. Claramente perdida, sem saber o que explicar, Helena Piragibe respondia sempre da mesma forma: é um grupo que luta pelos direitos das mulheres.

Carlos Anjos Estrela (Charuto) aproveitando-se da situação, tomou frente das conversas e acabou sendo motivo de estranheza e algumas piadas.
Onde se viu um núcleo feminista com um cueca dando pitaco? De qualquer forma ficou decidido que montaríamos um grupo central em Madureira tendo por base as mulheres do Distrital Norte, e montaríamos outros seculares de acordo com os locais de moradia. Esses grupos teriam autonomia e escolheriam através de votação entre os participantes quem seriam suas dirigentes, secretariado, o que fosse necessário para o desenvolvimento do grupo. Cada um fizesse da forma que bem intendesse, pois a própria dirigente do movimento não tinha a menor noção de como funcionava um núcleo feminista.
Helena Piragibe foi uma daquelas pessoas que conseguiu o cargo por indicação, até então, filiada a um partido controversamente de direita. A coitada chamava quase o tempo todo o PCdoB(Partido Comunista do Brasil) de PCB(Partido Comunista Brasileiro) que é outra legenda, apesar da semelhança de seus nomes. Ela saberia disso se não fosse uma mulher de direita que caiu de paraquedas na conveniente esquerda. Sabe como é: "o que importa é o cascalho".

Outro problema é que no bairro Madureira, onde seria a nossa grande base, já havia uma "União de Mulheres" atuando ao menos 3 anos. Gerenciado por uma pessoa de grande expressão nos setores feministas do estado do Rio de Janeiro. A Sr. Celina. Sendo Carlos estrela muito oportunista disse para a Celina que iríamos filiar o maior número de mulheres possível, deixando o grupo dela maior e mais forte. Ou seja, o grupo cresce e ela continua sendo a dirigente (o que estava longe da verdade). Seria uma gentileza por ela tanto nos ajudar.Mesmo não sendo mais filiada ao PCdoB.

No entanto como contei, a orientação dada para nós mulheres do Distrital Norte foi de montarmos uma base independente onde escolheríamos entre nós as dirigentes e as formas de atuação entre outras coisas. Resumindo, alguém estava sendo enganado ou a Celina ou nós, as mulheres do Distrital Norte.
continua...
link para a parte2

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;